ESTE LIVRO NASCEU DE UM BAÚ DE LACA CHINESA. UM BAÚ ANTIGO ONDE GUARDAVA VESTIDOS BORDADOS TRADICIONAIS DE MINHA FAMÍLIA, HERDADOS DE MINHA MÃE, VIVIAN TING TONG, E DE MINHA AVÓ, TING HENG FENG. UMA FOTOGRAFIA DESPRETENSIOSA, ACHEI QUE PODERIA FAZER UMA IMAGEM BONITA COM OS VESTIDOS, ENVOLVENDO QUATRO GERAÇÕES DE MULHERES.

A REVELAÇÃO DOS NEGATIVOS ME TROUXE A IDEIA DO LIVRO: AS GERAÇÕES, A FORÇA DA GENÉTICA SE MOSTRANDO NOS TRAÇOS, UMA FAMÍLIA EXPRESSA EM SUA ORIGEM, UM MODO DE SER SE PERPETUANDO NO TEMPO.

OS TRAÇOS E OS VESTIDOS MARCAVAM NOSSAS RAÍZES E NAQUELE MOMENTO ME PERGUNTEI O QUANTO ME SENTIA CHINESA.

TIVE UMA EDUCAÇÃO MUITO OCIDENTAL: NASCI NO BRASIL, FIZ MINHA FORMAÇÃO DE FOTOGRAFIA NOS ESTADOS UNIDOS, MAS HAVIA EM MIM SEMPRE UMA LEMBRANÇA DAS NOSSAS TRADIÇÕES DE ORIGEM, COSTUMES DE QUE NÃO ABRÍAMOS MÃO. CRENÇAS QUE VOCÊ ADOTA QUANDO CRIANÇA: NUNCA USAR SAPATO BRANCO OU FLOR BRANCA NA CABEÇA, PORQUE BRANCO É LUTO. RESPEITAR O COSTUME DE OS MAIS VELHOS SE SERVIREM PRIMEIRO. NUNCA DAR GUARDA-CHUVA, FACA OU RELÓGIO DE PRESENTE. A SONORIDADE DESTAS PALAVRAS EM CHINÊS É MUITO SEMELHANTE ÀS EXPRESSÕES DE MÁ SORTE E MORTE. MINHA INFÂNCIA FOI, ENTÃO, POVOADA POR TRADIÇÕES CHINESAS QUE SE MESCLAVAM COM O JEITO BRASILEIRO, CRIANDO FRUTOS DA MISTURA.

O BALANÇO ENTRE A FORÇA DA RAIZ EM SUA ORIGEM E O ENCANTAMENTO PELA NOVA TERRA. PARA QUE LADO O PÊNDULO IRIA? EU POSSO FALAR QUE MEUS PAIS SE ADAPTARAM MUITO RÁPIDO – QUARENTA E QUATRO ANOS DEPOIS DE PARTIREM DA CHINA REGRESSARAM PARA SUA CIDADE NATAL, XANGAI. OS DOIS VIRAM AS CASAS ONDE PASSARAM A INFÂNCIA TRANSFORMADAS EM FÁBRICAS. SENTIRAM-SE ESTRANGEIROS. QUE FORÇA É ESSA QUE ENVOLVE, ENLAÇA E TRANSFORMA ESTRANGEIROS EM BRASILEIROS? TODAS ESSAS QUESTÕES SURGIRAM À MEDIDA QUE IA FAZENDO AS FOTOS DE FAMÍLIAS, MUITAS DELAS, COMO A MINHA, VINDAS DE LONGE.

NO INÍCIO PROCURAVA FAMÍLIAS PELA INDICAÇÃO DE AMIGOS: CONHECIA AS PESSOAS, CONVERSAVA, RESOLVIA SE IA FOTOGRAFAR OU NÃO. IDAS E VINDAS, PARADAS E RETOMADAS. HORAS E HORAS OLHANDO OS NEGATIVOS: VINHA A QUESTÃO DA GENÉTICA MUITO FORTEMENTE – MEUS FOTOGRAFADOS CARREGAVAM TRAÇOS NO TEMPO. PASSEI A BUSCAR FAMÍLIAS COM MUITAS GERAÇÕES E AMPLIEI MEU PROJETO PARA OUTROS ESTADOS DO BRASIL. O LIVRO FOI SE FORMANDO: A GENÉTICA, A DESCENDÊNCIA, AS FAMÍLIAS FALANDO SOBRE ELAS MESMAS.

ALÉM DE TRAÇOS NO TEMPO E DE HISTÓRIAS FAMILIARES, FUI ME DEPARANDO COM LEGADOS HUMANOS: A ÉTICA, A SOLIDARIEDADE, A GENEROSIDADE. ESSA HERANÇA DE COMPORTAMENTO E DE VISÕES DE MUNDO MUITAS VEZES VINHAM À TONA NAS FOTOS OU NAS CONVER•SAS SOBRE AS ORIGENS E OS PERCURSOS DOS FOTOGRAFADOS. UM LEGADO INESTIMÁVEL: AQUILO QUE SOMOS. ROSTOS, TRAÇOS, GESTOS E TREJEITOS. SOMOS SERES DE REPETIÇÃO. REINVENTANDO O OUTRO QUE VEIO ANTES DE NÓS.

DAÍ A ESCOLHA POR FAZER FOTOS CLÁSSICAS, PORTRAITS EM ESTÚDIO (QUASE SEMPRE), USANDO UMA CÂMARA DE MÉDIO FORMATO. A DEFINIÇÃO QUE UM NEGATIVO TRAZ PARA A IMAGEM, A QUASE SOLENIDADE DAQUELES REGISTROS TRADUZEM A ADMIRAÇÃO E A IMPORTÂNCIA QUE ATRIBUO ÀS FAMÍLIAS.

AGRADEÇO A TODAS AS FAMÍLIAS QUE PACIENTEMENTE SE POSTARAM DIANTE DE MIM E ME CONFIARAM SUAS HISTÓRIAS, QUE TANTO ME EMOCIONARAM. MESMO PASSADOS QUINZE ANOS DESDE O INÍCIO DESTE TRABALHO ME LEMBRO DAS PARTICULARIDADES DE CADA FAMÍLIA, DE SUAS ALEGRIAS, DE SUAS DIFICULDADES. NOS RELATOS É MARCANTE COMO A CAPACIDADE DE UNIR, REUNIR E MANTER AGREGADA UMA FAMÍLIA É SEMPRE PONTUADA COMO O TRAÇO MAIS FORTE, MAIS DESEJADO. AS FAMÍLIAS QUEREM ESTAR UNIDAS.

PARA OS CHINESES, O VERMELHO E O DOURADO SÃO AS CORES DA FELICIDADE. SEMPRE USADAS EM CASAMENTOS E ANIVERSÁRIOS. O VERMELHO TAMBÉM SIMBOLIZA O SANGUE, QUE, IRREFUTÁVEL, VAI MARCANDO TRAÇOS E ESCREVENDO HISTÓRIAS, PERSONAGENS TÃO IGUAIS E TÃO DIFERENTES INFINITAMENTE, HISTÓRIAS SE REPETINDO E SE RECONTANDO NO TEMPO.

FIFI TONG

Um comentário:

  1. Ffi:

    Vi um pouco do seu trabalho no blog da Mona Dorf.

    Gosto muito de fotos de família.
    É tão lindo o encontro de uma bisavó com uma bisneta.
    E pensar que a pouco tempo atrás isso era quase impossível.

    Parabéns!

    Boa Sorte!

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